segunda-feira, 1 de abril de 2013

Julian Assange: 'Twitter e Facebook estão sob controle de Washington'

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, acusou Washington de aumentar seu controle sobre as redes sociais Facebook e Twitter, ao mesmo tempo que esses serviços globais, segundo Assange, se abrem cada vez mais à "vigilância" dos EUA.

Numa entrevista dada ao site Point.fr, o ativista australiano, sob asilo na embaixada equatoriana em Londres desde junho de 2012, indicou que nos últimos anos registrou-se um aumento considerável na quantidade de pedidos de informação feitas pelo FBI a várias fontes na internet, incluindo o Twitter.

Não obstante, Assange explicou que, a princípio, a rede de microblogs resistiu à pressão de Washington, advertindo a certos usuários que se viu obrigada a divulgar parte do conteúdo de suas conversas privadas, enquanto alguns dos outros serviços importantes como Google ou Facebook sequer fizeram algo semelhante.

Apesar disso, por ter sido forte demais a pressão para eliminar os usuários "politicamente problemáticos", o Twitter se rendeu e no ano passado fechou uma quantidade importante de suas contas com dezenas de milhares de seguidores; entre eles, o twitter do Anonymous na Suécia.

Assange classificou como grave a situação atual acerca do controle de dados na rede, tendo em conta que nos dias atuais o Twitter é, para o ocidente, um meio de comunicação muito influente, com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

Ainda, o fundador do WikiLeaks sublinhou que as instituições responsáveis por essa pressão têm poder suficiente para "eliminar as vozes discordantes". Por sua vez, o Facebook, a maior das redes sociais, não parece oferecer resistência a essa manipulação, proporcionando sistematicamente às autoridades norte-americanas (estadunidenses?) uma grande quantidade de informação amparando-se no pretexto de proteger a "segurança nacional".

4 comentários:

  1. O que George disse está acontecendo... temos que nos unir e acabar com isso.

    ResponderExcluir
  2. Julian Assange, estranho ele não morrer por ter esse tipo de conhecimento !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assange morto daria mais preocupação do que assange vivo...washinton temeria assange fantasmagórico...rsrsrsr

      Excluir
  3. Criei uma rede social alternativa, www.sollbook.com

    ResponderExcluir