terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Coisas que você precisa saber sobre o ACTA



Click em CC para colocar legenda em Português.

ACTA é o Acordo de Comércio Anti-Contrafacção. Um tratado de aplicação nova propriedade intelectual a ser negociado pelos Estados Unidos, a Comunidade Europeia, Suíça e Japão, com a Austrália, República da Coreia, Nova Zelândia, México, Jordânia, Marrocos, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, e Canadá, recentemente anunciando que eles vão participar também. E há qualquer momento ACTA pode chegar no Brasil.

Por que você se preocupa com ACTA? Os relatórios iniciais indicam que o tratado terá um escopo muito amplo e irá envolver novas ferramentas targeting "distribuição de Internet e tecnologia da informação."


Qual é o objetivo da ACTA? Consta que o objetivo é criar novas normas legais de aplicação da propriedade intelectual, bem como maior cooperação internacional, um exemplo de que seria um aumento no compartilhamento de informações entre as agências de países signatários "aplicação da lei.

Diga NÃO ao ACTA. É essencial para disseminar a consciência e passar a palavra sobre o ACTA.

11 comentários:

  1. O video ja está traduzido e só clicar em Play e depois no CC

    ResponderExcluir
  2. Estamos nessa, nao sou covarde como a maioria! To ai pro que der e vier, se formos sair as ruas! SAIREMOS de cabeça esguida!

    ResponderExcluir
  3. Compartilhamento de arquivos pela internet não é o mesmo que piratear os arquivos compartilhados.

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem alguma informação sobre quando esse tratado poderá ser assinado?

    ResponderExcluir
  5. Na Polônia estava pra ser assinada em 2 dias! Anoymous atacaram varios sites do governo de lá, eles pediram adiamento do tratado.

    ResponderExcluir
  6. precisamos de alguém que sirva somente colocando legendas nos videos imediatamente depois de postados anonimamente!

    ResponderExcluir
  7. Engrassado a frase no final de "vamos lutar pela internet" e quando eu olho para o pais vejo sujeira e corrupção e n vejo ninguem falando "Vamos lutar pelo nosso pais"

    Acho que não custa nada lutar por um pais antes de lutar por diverção na intenet...

    ResponderExcluir
  8. Olha o que eu achei : "O Brasil diz que não assinará o Acta, mas isso não quer dizer que o País ficará livre das pressões relacionadas a ele. ". Ou seja , estamos livre por enquanto

    ResponderExcluir
  9. ENTREVISTA: 'Brasil não vai assinar o acordo', diz Itamaraty

    Kenneth Félix Haczynski, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty

    Por que o Brasil não aderiu ao Acta?
    O Acta é um acordo que nasce com pouca legitimidade, negociado por um grupo restrito de países, não foi discutido multilateralmente e a sociedade civil não participou do processo. Os Brics não participaram, assim como nenhum país sul-americano. O Acta torna muito mais rígidas as medidas antipirataria, com as quais o Brasil também é comprometido. Mas não acreditamos em receita pronta.

    Qual sua opinião sobre a aplicação do acordo na internet?
    As disposições levam ao modelo 'three strikes and you're out' (três advertências e está fora) , que desconecta os infratores. Ao tentar agilizar o combate à pirataria, corremos risco de comprometer direitos, a privacidade e a liberdade da rede.

    O Acta servirá como elemento de pressão para a aprovação de leis nacionais mais rígidas?
    Acho possível que o Acta seja imposto a vários países, mas não ao Brasil e a outros países emergentes. O grande problema do Acta é que as suas disposições são focadas demais em um lado só, o dos grandes detentores de copyright. O que queremos é mais equilíbrio, principalmente no meio digital.

    ResponderExcluir