sábado, 13 de dezembro de 2014

Responsáveis pelo IsoHunt criam nova versão do The Pirate Bay


Apesar dos velhos proxies ainda resistirem, o The Pirate Bay como era antes não deverá mais voltar à ativa. Mas os responsáveis pelo também tradicional isohunt.to conseguiram, nesta sexta-feira, manter a pirataria ativa e levar o acervo do agora finado indexador sueco a um novo endereço, com visual levemente diferente: o oldpiratebay.org.

Segundo o VentureBeat, mesmo disponibilizando toda a velha biblioteca, o novo site não funciona apenas como mais um mirror. Novos conteúdos são postados frequentemente, de forma que a alternativa não serve só como um memorial em homenagem ao “peregrino da liberdade”, como diz o texto publicado na página e no blog da plataforma.

Desde a queda da baía dos piratas, no começo desta semana, diversos sites imitando o The Pirate Bay “surgiram” pela web. Alguns eram os já mencionados proxies, que somente espelham o conteúdo da velha página e não oferecem grandes riscos aos visitantes. Outros, no entanto, já tinham propósitos que iam além de piratear, servindo para espalhar malware ou até roubar dados e dinheiro dos visitantes, como lembra a reportagem.

Bem como o indexador recém-tirado do ar, o IsoHunt tem histórico de brigas na justiça. O site original, IsoHunt.com, tornou-se um dos mais populares quando o assunto era Torrents antes de 2010. Em 21 de outubro de 2013, no entanto, foi fechado após alguns anos de batalhas no tribunal contra a Motion Picture Association of America – a quem também precisou pagar 110 milhões de dólares por danos provocados pela distribuição ilegal de conteúdo.

Mas nem demorou muito para a página voltar à ativa: apenas duas semanas depois do fechamento do site original, um novo, no endereço IsoHunt.to, foi inaugurado. Os donos não são os mesmos do primeiro, mas já conseguiram manter a página em pé por mais de um ano – e parecem pretender fazer o mesmo com esse novo Pirate Bay caso o antigo não volte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário