quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Governo ucraniano rastreia celulares de manifestantes


Ano passado, as revelações de Snowden que davam conta da coleta massiva de dados de usuários das grandes corporações de comunicação digital no mundo - capitaneada, principalmente, pelos EUA - deixaram uma grande dúvida na cabeça da maioria das pessoas: e eu com isso?

Pois bem, os protestos em Kiev, Ucrânia, mostram claramente como um governo pode utilizar metadados para intimidar a população. Só nesta semana, mais de 100 mil pessoas já foram às ruas contra a nova lei anti-protesto que pretende, dentre outras coisas, proibir o uso de máscaras, capacetes e também dificultar assembleias em locais públicos.

A novidade nisso tudo é que os manifestantes começaram a receber um SMS com a seguinte mensagem "Caro usuário, você foi registrado como participante de um protesto de massa". Essa informação pode ser utilizada como prova para processar o manifestante de acordo com a legislação local anti-protestos.

Mais info aqui.

3 comentários:

  1. Repressão governo ultrapassando os limites

    ResponderExcluir
  2. É assim que temos que fazer no Brasil, sair todos pra rua todos, imagina que louco se ninguem for trabalhar e sair pras ruas nas portas das prefeituras das camaras de vereadores deputados e no senado ate no planalto todo em todas as cidades brasileira e gritas que não queremos ser roubados e enganados imagina que louco!
    1% da polulação não pode oprimir os 99% que são o povo!

    ResponderExcluir