quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Wikileaks vazou o texto do tratado TPP (Trans-Pacific Partnership) praticamente um (SOPA 2.0)


Hoje , 13 de novembro de 2013, o WikiLeaks divulgou o projecto de texto negociado em segredo por todo o TPP (Trans- Pacific Partnership) Direitos de Propriedade Intelectual. O TPP é o maior tratado econômico de sempre, abrangendo nações que representam mais de 40 por cento do PIB do mundo. O lançamento WikiLeaks do texto vem antes do decisivo TPP principais negociadores cúpula em Salt Lake City, Utah, entre os dias 19 e 24 novembro de 2013. O capítulo publicado pelo WikiLeaks é talvez o capítulo mais polêmico do TPP devido aos seus efeitos abrangentes sobre medicamentos, editoras, serviços de internet, das liberdades civis e patentes biológicas. Significativamente, o texto divulgado inclui as posições de negociação e desacordos entre todos os 12 países candidatos.


Assista a um video animação que nos abrange a ideia do efeito desse tratado em nossas vidas e inclusive sobre a nossa liberdade na internet! O video é em inglês, mas se prestar bem atenção na animação da para compreender os pontos abordados pelo TPP.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acesse esse link para o download do documento contendo 96 páginas https://wikileaks.org/tpp/static/pdf/Wikileaks-secret-TPP-treaty-IP-chapter.pdf

    ResponderExcluir
  3. As informações contidas eram confidenciais. Repare que eu disse que ERAM.

    ResponderExcluir