quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EUA tentam frear na ONU proposta de Brasil e Alemanha contra espionagem


Brasil e Alemanha apresentaram, hoje, uma proposta de resolução anti-espionagem à ONU. O documento será analisado pelo Comitê de Direitos Humanos na próxima Assembleia Geral.

A proposta invoca o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e também o artigo 17 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, que falam do direito à privacidade, para argumentar que "o reconhecimento do exercício do direito à privacidade é importante para a concretização da liberdade de expressão e opinião sem interferência, que é um dos pilares da sociedade democrática".

O documento condena a vigilância de Estados sobre cidadãos e conclama todos os Estados-membros da ONU a proteger o direito à privacidade nas comunicações online; a adotar medidas que combatam a violação de direitos de expressão à luz dos direitos humanos; a rever procedimentos de vigilância, interceptação e coleta de dados e a manter uma postura transparente em assuntos que envolvam vigilância interna de comunicações.

Um comentário:

  1. no último parágrafo, faltou fazer concordância nos verbos infinitivos para o plural... proteger(em), adotar(em), rever(em), manter(em)... mas tudo bem, isso é muito comum no jornalismo. Só comentei para que o texto fique ainda melhor. Abraços!

    ResponderExcluir