terça-feira, 27 de agosto de 2013

FBI: 'Desmantelamos o Anonymous'

O FBI alega que os grandes ataques coordenados e executados pelo coletivo hacker Anonymous chegaram ao fim por conta da prisão de membros centrais do grupo. A afirmação foi feita por um oficial do Departamento Federal de Investigação norte-americano ao The Huffington Post.

Os hackitivistas do Anonymous começaram a ganhar fama mundial em meados de 2010, quando fizeram uma série de ataques contra empresas norte-americanas e agências do governo dos Estados Unidos, roubando dados e tirando sites do ar.

Mas a prisão de cinco membros do Lulz Security, um grupo influente de hackers que trabalha em conjunto com o Anonymous, teve um "enorme efeito dissuasor" no difuso coletivo, criando uma camada adicional de desconfiança dentro do grupo. Ou pelo menos é isso que garante Austin P. Berglas, agente especial encarregado da divisão cibernética do FBI em Nova York, Estados Unidos.

Vale lembrar que, embora as palavras tenham a sua validade, as pessoas que já disseram coisas semelhantes sobre o Anonymous acabaram se dando muito, muito mal. O exemplo mais clássico é o do analista de segurança Aaron Barr, que na época era CEO da empresa HBGary e afirmou ter usado técnicas simples para identificar e delatar hackers do Anonymous, ironizando o grupo através de declarações na imprensa.

O Anonymous respondeu à altura: hackeou o site da firma, copiou dezenas de milhares de documentos das empresas HBGary e HBGary Federal, postou as senhas de todos os e-mails das empresas nas redes sociais e ainda dominou a conta deles no Twitter. Por fim, o e-mail pessoal do próprio Barr foi tomado, e o seu iPad invadido remotamente. O grupo responsável pela ação cresceu dentro do Anonymous e se tornou o LulzSec.

Mas a grande verdade é que, desde que um membro trabalhou com autoridades americanas para delatar seus ex-companheiros, o Anonymous nunca mais foi o mesmo. O agente alega que todos os hackers presos em 2012 eram cabeças importantes do Anonymous. Essas prisões contaram com a ajuda de um informante-chave na investigação, Hector Monsegur, mais conhecido como "Sabu", que foi preso e em seguida resolveu colaborar com FBI e revelou informações sobre alguns ex-companheiros. Isso semeou a desconfiança dentro do grupo, afinal todos pensavam que isso poderia acontecer de novo e que um deles poderia se voltar contra o Anonymous e denunciá-los em algum momento.

"O movimento ainda está lá, e eles ainda estão praticando hacking no Twitter e postando coisas, mas você não ouve nada sobre esses caras virem para cima com suas grandes violações", disse o agente. "Isso não está acontecendo, e isso se deve ao desmantelamento dos maiores jogadores".

Gabriella Coleman, uma professora da Universidade de McGill que estuda o Anonymous, disse que não há dúvidas de que as prisões deferiram um golpe quase mortal no núcleo da organização. Mas ela ressalta que o Anonymous ainda está vivo e que eles poderiam facilmente ressurgir com muita força.

24 comentários:

  1. é anonymous acabando com a deep web , fbi prendendo geral , ta xegando no fim galera !

    ResponderExcluir
  2. acho bem pouco provável que uma organização com tamanha proporção acabe assim tão fácil, como eles mesmo disseram pode até parar por um tempo, mas retornara com muita força...

    ResponderExcluir
  3. Ou não...acredite, sempre haverá alguém!

    ResponderExcluir
  4. Not yet... We are like a phoenix *-*

    ResponderExcluir
  5. Todos somos anonymous, enquanto um de nós estiver solto o anonymous existira.

    ResponderExcluir
  6. mas lembre-se nós somos uma ideia que não pode ser contida, apreendida ou aprisionada. WE ARE ANONYMOUS ~~JPlusc

    ResponderExcluir
  7. Concordo!!! enquanto um de nós estiver solto o anonymous existira. Força!!!!! Ideologia !!!!

    ResponderExcluir
  8. Anonymous não representa nem 1% dos hackers existentes, há varios outros fazendo este trabalho tão bem quanto eles, uns se vão e outros chegarão, simples.

    ResponderExcluir
  9. O fato é que somos uma ideia, e nada pode nos conter.

    ResponderExcluir
  10. Anonymous nunca morrerá,Anonymous é uma idéia,ninguêm conseguirá matar essa idéia,sempre haverá algum Anonimo.

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkkkkk Apenas tente.

    ResponderExcluir
  12. Anônimos. Mais de 9000 =)

    ResponderExcluir
  13. никогда не заканчиваются

    ResponderExcluir
  14. Anonymous não é um grupo, por mais que todos queiram.

    ResponderExcluir
  15. Tecnicamente enquanto um de nos tiver a solta continua nada, pq ninguem aki e hacker foda pra fazer coisas foda kkk entao precisamos de alguem foda, no maximo somos lammers e olhe la

    ResponderExcluir
  16. Um ideal nunca se desmantela!
    Ninguém é capaz de matar uma ideia, nem mil gerras abafam um pensamento coletivo.
    Nunca prenderão meus pensamentos, somente eu posso torna-los ação, e se o fizer nunca saberão.
    Farei por mim e por meus semelhantes assim como todos farão por mim.
    Não se esqueçam que nunca esqueceremos!
    Somos um e somos todos somos ANONYMOUS!!!

    ResponderExcluir
  17. Pessoal sou engenheiro de softwares de uma multinacional importante na nossa área, não sou um ninja, mas muitos dos meus colegas são ninjas, jedis, efim como vc quiser chamar.
    Como dizem vários vídeos do Anon qualquer pessoa que tenha o ideal de ajudar melhorar o mundo é um Anon.
    Praticamente todas as pessoas mais inteligentes envolvidas com tecnologia que estão por trás das maiores corporações do mundo hoje se iniciaram no que alguns chamam de "sub-mundo", FSL, IRC, Torrent, dentre muitos outros, e por nascerem nesse meio obviamente tem um sentido de liberdade, de querer fazer algo para mudar o mundo enorme dentro de cada um de nós, mesmo que para isso seja preciso ir contra coisas que nós mesmos em nosso horário de trabalho construímos a favor do sistema, pois infelizmente nenhum de nós pode mudar o mundo sozinho e temos de ganhar dinheiro vivendo em um mundo capitalista.
    Para essas pessoas fazerem algo tecnologicamente que vá "parar o mundo" é algo bem possível, porque quem constroi conhece as todas as falhas do que construiu.
    O que falta é mobilização, um bom motivo que faça cada um acreditar que irá disponibilizar seu tempo para algo que vai mesmo funcionar, não apenas algo que vá ser bonito mas não dêe resultados reais, para isso talvez seja necessário o apoio social convicto, pois todos sabemos que não adianta nada fazermos todos uma revolução digital amanhã parando por exemplo todo o sistema bancário se as pessoas e a mídia nos classificar de marginais, sem apoio da grande maioria da população mundial só iriamos correr o risco de ser presos.

    ResponderExcluir
  18. Então... nem sabia que tinha uma hierarquia a organização... Acreditava que era uma rede... Pela teoria, a partir do momento que uma pessoa compreende e se identifica com o conceito de Anonymous ele já é um Anonimous... E por consequência se vc está lendo isso e você provavelmente é um Anonymous... e como você não está preso o anonymous está longe de ter um fim...

    ResponderExcluir
  19. Acho meio brabo o grupo é forte espalhado pelo mundo todo. Anonymous é uma ideia,são milhões de pessoas unidas por um ideal. Idealistas hacker ativistas unidos no interesse de um bem maior ajudar a população mundial.Governos realmente não gostam de hacker ativistas pq são expostos coisas erradas que eles fazem para a opinião pública julgar.Um ditado é vero escrever certo mesmo que por linhas tortas!Nem Cristo agradou a todos!O próprio sistema capitalista facilita e incentiva a fazer o errado p/o mal.Pelo menos os Anonymous fazem o errado pelo bem ! (Governos Através de leis falhas incentivam corrupção dentro dos países pelo mundo a fora.Onde leis colocam as vezes muitos inocentes na cadeia pq roubam p/comer e deixam livres políticos que roubam milhões provocando mortes de milhares de pessoas por falta de verba pra investir no social e em politicas básicas como a saúde, segurança... para o povo como é a situação do Brasil atualmente onde o povo esta fazendo passeatas na tentativa de afastar corruptos do poder para terem um país mais justo e digno para todos!).O maior juiz é Deus e este sabe de tudo,dos atos de cada um e tbm das reais intenções ngm o engana e ele sim é incorruptível!

    ResponderExcluir
  20. Acho meio brabo o grupo é forte espalhado pelo mundo todo. Anonymous é uma ideia,são milhões de pessoas unidas por um ideal. Idealistas hacker ativistas unidos no interesse de um bem maior ajudar a população mundial.Governos realmente não gostam de hacker ativistas pq são expostos coisas erradas que eles fazem para a opinião pública julgar.Um ditado é vero escrever certo mesmo que por linhas tortas!Nem Cristo agradou a todos!O próprio sistema capitalista facilita e incentiva a fazer o errado p/o mal.Pelo menos os Anonymous fazem o errado pelo bem ! (Governos Através de leis falhas incentivam corrupção dentro dos países pelo mundo a fora.Onde leis colocam as vezes muitos inocentes na cadeia pq roubam p/comer e deixam livres políticos que roubam milhões provocando mortes de milhares de pessoas por falta de verba pra investir no social e em politicas básicas como a saúde, segurança... para o povo como é a situação do Brasil atualmente onde o povo esta fazendo passeatas na tentativa de afastar corruptos do poder para terem um país mais justo e digno para todos!).O maior juiz é Deus e este sabe de tudo,dos atos de cada um e tbm das reais intenções ngm o engana e ele sim é incorruptível!

    ResponderExcluir
  21. pra que fique claro pro governo, o anonymous so acaba quando o ultimo de nois estiver morto ou preso. 50% da populacao. vcs prendem 1 hacker. tem 100 aprendendo as mesmas coisas que aquele que foi preso fazia. a ideologia e logico nao se aplicam igual a teoria da fisica em um buraco negro. vc sabe que as coisas estao ali. so nao sabe pra onde vao.

    ResponderExcluir
  22. we do not forgive. we do not forget. expect us

    ResponderExcluir
  23. prendem 5 nascem 100mil

    ResponderExcluir