quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como fazer sua própria transmissão ao vivo de protesto

Na cobertura das recentes manifestações em São Paulo e no Rio de Janeiro uma chamou a atenção pela ousadia. A Mídia Ninja cobriu os protestos da perspectiva dos manifestantes e mostrou às pessoas que ficaram em casa o que estava acontecendo em tempo real - e, para isso, usou uma estrutura simples. O modelo ganhou adeptos: surgiram ideias como o Tomada.tv (site que reúne vídeos editados dos registros feitos pelas pessoas presentes nas manifestações), o coletivo Linha de Frente Audiovisual e o Rio na Rua.

A partir da atuação, organização e orientação desses coletivos, preparamos um guia com dez passos para quem gostaria de fazer transmissões ao vivo fazendo uso de um equipamento mínimo e praticamente universal nos dias de hoje: o celular.

1. Equipamento 

Tenha em mãos um celular como boa capacidade de processamento e boa resolução de câmera (se possível, no mínimo 5 megapixels). Bons modelos que atendam esses critérios não custam muito mais caro hoje em dia. Mais importante que isso é o serviço de dados contratado. Celulares G conseguem cumprir o objetivo, mas o ideal é o 4G, disponível no mercado. A própria Mídia Ninja fazia uso de equipamentos 3G até o início de julho, quando passou a usar 4G em alguns casos. Em aglomerações, é possível que o sinal enfrente problemas e, nesses casos, não há muito o que fazer. Caso o celular não tenha 3G, uma opção é usar um modem móvel ligado a um PC e configurá-lo para funcionar como um roteador.

 2. Aplicativos 

Há boas opções para celulares Android e iPhone. O TwitCasting é bastante popular por ser também o utilizado pela Mídia Ninja. O app cumpre sua função, realiza as transmissões com facilidade, permite a interação com as redes sociais e armazena os registros (gratuito para iOS e Android). Alternativas são o Ustream (iOS e Android), o Livestream (iOS e Android), o Bambuser (iOS e Android) e o Qik (iOS e Android), comprado pelo Skype.

3. Onde ficar 

Se a finalidade é mostrar o que está acontecendo a partir de um ponto que a maioria das pessoas não consegue (ou não tem coragem de) estar, o seu lugar é na linha de frente (é dessa condição que nasceu o nome do coletivo carioca). Mas há maneiras mais prudentes de estar lá. Procure ficar próximo a outros câmeras e fotógrafos. Nunca fique entre a polícia e os manifestações. Fuja do meio, preferindo sempre fazer uso das laterais das vias e, se possível, perto de qualquer coisa que possa ser usada como proteção, como árvores, postes, caçambas etc.

4. Como filmar

Evite balançar muito a câmera. Se a internet apresentar algum atraso, o ato de balançar a câmera resulta, para quem está assistindo, em um grande borrão. Como nem sempre é possível estar com a imagem estável, fale sempre o que está acontecendo. Esse procedimento é importante inclusive porque o vídeo não consegue captar o cenário da maneira como você o está vendo, nem com a mesma nitidez. A narração é importante para que o público possa continuar fazendo outras atividades enquanto acompanham a transmissão.

5. Como se manter seguro 

Em caso de tumulto ou confronto, siga o passo 3 e fale para quem quiser ouvir que você está apenas cobrindo a manifestação e não necessariamente participando dela. Saiba sempre onde você está, nome da rua, tenha em mente quais são as ruas próximas e tente saber com antecedência onde se localizam casas, shoppings, lojas ou postos que possam servir como “QGs”. Importante também saber qual o Departamento de Polícia mais próximo e quais são os hospitais da região.

6. Como andar 

Ande sempre em grupo. Se possível, vá para a rua com algum colega que esteja munido de uma câmera e que possa filmar não só o que está acontecendo na manifestação, mas para filmar você, caso necessário. Importante estar com roupas adequadas para correr, panos e vinagre. Apesar de ser recomendável o uso de máscaras, para evitar respirar gás lacrimogênio, no caso de transmissões ao vivo que o narrador tenha que fazer relatos do que está acontecendo, a máscara pode atrapalhar. Um procedimento importante é se filmar, mostrar o que há na mochila antes e, se possível, em algum momento durante a filmagem para evitar possíveis acusações de porte de material usado no conflito, como bombas.

7. Não pare a transmissão

Evite parar a transmissão por qualquer motivo. É importante, se o objetivo é manter uma audiência, que a transmissão seja contínua. Para isso, leve carregador e baterias extras. Em caso de conflito, filme o quanto puder, mas se a coisa ficar muito feia, não banque o valentão e corra para algum lugar seguro e proteja-se.

8. Mantenha-se informado

O ideal é ter algum amigo assistindo tudo o que está acontecendo de casa, pela televisão e pela internet. Ele, mais o amigo presente na manifestação e você, devem ter a possibilidade de se falar a qualquer momento. Por isso é indicado levar um segundo celular, somente para este fim. É importante estar a par do que está acontecendo na manifestação em outras localidades.

9. Avise as redes 

Use esse amigo de casa como base para ajudá-lo na divulgação e moderação da transmissão. É importante distribuir o link pelas redes sociais a fim de atingir a maior quantidade de pessoas possível e ainda é importante ouvir o que as pessoas que estão assistindo falam sobre a transmissão e que informações adicionais elas estão passando.

10. Na hora evite tomar partido 

 É importante não fazer xingamentos ou fazer qualquer tipo de incitação à violência - isso pode ser considerado crime.

15 comentários:

  1. Quanto ao número 10, gostaria de comentar que se os policiais e os políticos podem xingar, porque nós não podemos também, isso não creio que seja crime...crime é o que o governo faz com nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente eles tem o tal foro privilegiado, que os permite estes e outros absurdos o que vai contra a constituição que diz em seu art.5° que diz que " todos sao iguais perante a lei..."

      Excluir
  2. São por pessoas como o Fabricius que não saio de casa.

    ResponderExcluir
  3. É pela sua debilitação e alienação pela globo que vc não sai na rua anônimo..

    ResponderExcluir
  4. Muito bom para aspirantes de um novo modelo de jornalismo independente....

    ResponderExcluir
  5. Muita força e coragem,jamais pensei que um dia fosse presenciar tais manifestações,que com certeza teremos um triunfo nessa trajetória ,onde existem muitos monopólios e interesses em continuar tudo na mesma.....

    ResponderExcluir
  6. bom agora que ja aprendi bora filma o manifesto bjs...... rs

    ResponderExcluir
  7. Adiciona na lista, criar um perfil fake ou seu mesmo no google e criar um blog no blogspot que é simples de se usar, então cria uma postagem e incorpora a tela de transmissão e compartilha antes via rede sociais, ajuda na divulgação.

    Caso planeja transmitir em o7/setembro, cria o blog agora que assim, por ser tudo do google em media em 3 dias ja esta aparecendo nas pesquisas, então até setembro seu blog ja tera um bom alcance, assim avisando antes da transmissão espalhara muito mais, que deixar pra avisar em cima da hora.

    fica a dica

    ResponderExcluir
  8. Isso de "Todos somos iguais perante a Lei" é bla bla bla. Há algum tempo estamos vivendo uma TEOCRACIA VELADA. Vejam como há religiosos que gritam com qualquer um que os questione. Se não dermos um basta à essa condição invasiva de seitas nascidas do caldeirão religioso norte-americano, estaremos dando voltas em torno da catedral, sem entrar nela. Os países do norte da Europa que já entenderam que as passeatas de Jesus, lá na Palestina efervescente , era contra fariseus e outros religiosos, já vivem a harmonia que almejamos.

    ResponderExcluir
  9. Isso de "Todos somos iguais perante a Lei" é bla bla bla. Há algum tempo estamos vivendo uma TEOCRACIA VELADA. Vejam como há religiosos que gritam com qualquer um que os questione. Se não dermos um basta à essa condição invasiva de seitas nascidas do caldeirão religioso norte-americano, estaremos dando voltas em torno da catedral, sem entrar nela. Os países do norte da Europa que já entenderam que as passeatas de Jesus, lá na Palestina efervescente , era contra fariseus e outros religiosos, já vivem a harmonia que almejamos.

    ResponderExcluir
  10. Isso de "Todos somos iguais perante a Lei" é bla bla bla. Há algum tempo estamos vivendo uma TEOCRACIA VELADA. Vejam como há religiosos que gritam com qualquer um que os questione. Se não dermos um basta à essa condição invasiva de seitas nascidas do caldeirão religioso norte-americano, estaremos dando voltas em torno da catedral, sem entrar nela. Os países do norte da Europa que já entenderam que as passeatas de Jesus, lá na Palestina efervescente , era contra fariseus e outros religiosos, já vivem a harmonia que almejamos.

    ResponderExcluir
  11. oioioi! meninos baixei o twit e estou preparada pr minhas transmiçoes ao vivo valeu bjs.....

    ResponderExcluir
  12. CUI PRODEST ?

    Sim, quem se aproveita das transformações que se operaram nos textos bíblicos a partir do Concílio de Nicéia, no qual foram escolhidos os três Evangelhos sinópticos e o Evangelho de João? Respondemos. ALGUNS HOMENS. Essas transformações, maior parte na Idade Média, formam centenárias estruturas de mando. De línguas semíticas e do grego para nossos idiomas ocidentais, nasceram as enxertias, as alterações em relação aos textos gregos e hebraicos. Foi inventado, por exemplo, nosso primeiro "Batman" a quem chamaram de Lúcifer. Ele não existe nos textos gregos e hebraicos.
    Também não É VERDADE que Jesus fundara uma religião. Que Maria Madalena fora a prostituta de Lucas. Era desiderato religioso apagar marcas de matriarcado, daí a calúnia. Satanás nunca existiu e muito menos Malaquias, o profeta da dízima, existiu como pessoa. Sabemos, ainda, que o termo que passou a ser a própria manifestação de Deus, ESPÍRITO SANTO, não passou de uma infeliz tradução, seria ESPÍRITO SANTIFICADO, anjo e não Deus, como quer a nossa presunção. Há muito, muito mais, que se dizer sobre essa obra que pastores, tanto os bilionários, como os presidiários e a simplória membresia dizimista alegam ser "A Palavra de Deus" e, assim, atirar o Brasil numa sombria TEOCRACIA VELADA. Nós não concordamos, por entender que cristianismo e religião não se misturam e religião de mãos dadas com Poder a história já reprovou. Mas antes que a ciência descubra vida em outros planetas e mande a Bíblia para as prateleiras de ficção, você pode "checar" tudo que dissemos e muito mais, aí no seu smartphone ou tablet. Em João 1 : 18 está escrito que ninguém jamais viu Deus, já no Livro do Êxodo, Abraão, Aarão et caterva fizeram até farra com Ele. O Salmo 19 : 8 apresenta nove versões divergentes. Há duas maneiras de considerarmos que essa "Torre de Babel" é "A Palavra de Deus". Uma, se estivermos ganhando dinheiro com religião, ou atividades afins. Outra, se tivermos preguiça de lê - las. Mas se você prefere crer que estamos falseando a verdade e, vender sua casa, entregar, o apurado, a " egos - deuses e sobre-humanos", para eles "abençoarem" sua entrada triunfal, a cantar "hosanas" , no paraíso que lhe prometeram, vai em frente, cara.

    ResponderExcluir
  13. Se não for muito "defíciu", filme na horizontal, que é a forma como nossos olhos vêem o mundo, e óbvio, a posição que capta mais o cenário.

    ResponderExcluir
  14. Como eu baixo os videos gravados online do twitecasting para meu pc?

    ResponderExcluir