terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

#Anonymous publica dados de 4 mil executivos de bancos americanos

Os Anonymous publicaram informações de login e dados privados de mais de quatro mil executivos de bancos americanos. As informações são do ZDnet.

A #OpLastResort é pela reforma da lei de crimes digitais americana, e foi motivada pelo suicídio de Aaron Swartz, criador do RSS e do Reddit, em 11 de janeiro, atribuída ao processo em que encarava uma possível sentença de 35 anos de cadeia após baixar uma série de arquivos de uma base de dados acadêmica.

Os ativistas do Anonymous divulgaram uma tabela no site do Centro de Informações da Justiça Criminal do Alabama, e tuitaram que os dados seriam relacionados ao FED, banco federal americano. A página dos dados é intitulada 'oops-we-did-it-again' - título de uma música da cantora pop Brtiney Spears e que significa 'ops, fizemos isso de novo', em tradução literal.

Além de nome e cargo em inúmeros bancos no país, o documento contem um campo de senhas, com o símbolo '#' mas não em texto. Há também números de telefones dos executivos, e um usuário do Reddit comentou que ligou para alguns e checou a veracidade deles.

A lei de crimes digitais americanas é de 1984 e uma proposta de reforma foi apresentada pelo congressista democrata Zoe Lofgren com o nome de "Lei Aaron", em referência ao criador do Reddit. Foi no site que o primeiro rascunho foi disponibilizado para revisão, e a nova versão foi novamente publicada, já incorporando sugestões, na página de notícias sociais.

3 comentários: