quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Polícia Federal desarticula esquema para favorecer vereador no MA - #OpEleições

A Polícia Federal deflagrou a Operação Veto, nesta quarta-feira (3/10), na cidade de São Bento/MA. A ação foi desencadeada a partir de requisição do promotor de Justiça Eleitoral devido a denúncias de que documentos estariam sendo falsificados para serem utilizados no dia da eleição, com o objetivo de fraudar a votação.

Segundo as denúncias, um candidato a vereador estaria arrecadando títulos eleitorais de moradores de São Bento e falsificando documentos de identidade com o nome dos referidos eleitores para serem utilizados por terceiros no dia do pleito, para que votassem no lugar dos verdadeiros eleitores.

Tal ação visava garantir uma expressiva votação para o candidato. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 38ª Zona Eleitoral do Maranhão, visando localizar e apreender documentos de identidade falsificados e material utilizado para a sua falsificação, bem como títulos eleitorais irregulares.

Os mandados foram cumpridos em três endereços de pessoas ligadas ao candidato a vereador de São Bento. Foram apreendidos alguns materiais que configuram indícios de falsificação de documentos, como fotografias avulsas de diversas pessoas, documentos de identidade com as fotos arrancadas, além de duas cópias de identidade com a foto da mesma pessoa, mas com dados divergentes.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de falsificação de documentos para fins eleitorais. A PF enviará equipes para a cidade de São Bento para acompanhar e garantir a lisura e segurança nas eleições, no próximo domingo (7). A Operação Veto foi assim nomeada como referência às condutas que são proibidas – ou vetadas - durante as eleições, ao mesmo tempo em que pode ser associada ao voto.

3 comentários: