quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Julian Assange ''O Mundo Amanhã'' MARZOUKI, UM REBELDE NA PRESIDÊNCIA - #Anonymous



Presidente da República da Tunísia, Moncef Marzouki é um médico formado e foi opositor de longa data do ditador Zine El-Abidine Ben Ali. No início da década de 1990 sua voz opositora a Ben Ali o levou à prisão pelas mãos do regime.

Ele fundou o Comitê Nacional em Defesa dos Prisioneiros de Consciência e foi presidente da Comissão Árabe de Direitos Humanos. Perseguido e assediado, Marzouki deixou a Tunísia para exilar-se na França. Junto com outros exilados tunisianos, fundou e presidiu o partido político Congresso pela República. 

Escreveu extensivamente sobre ditaduras, trazendo um olhar clínico para cooperar na cura de sua sociedade. Desde 2001, ele declara que pressões externas e revoltas armadas não derrubariam Ben Ali, mas sim um movimento popular que empregasse os métodos da resistência civil. Em janeiro de 2011 a Tunísia mostrou que ele estava certo. Depois da partida de Ben Ali, ele voltou do exílio para anunciar sua candidatura e foi eleito presidente interino pela nova Assembleia Constituinte da Tunísia, em outubro de 2011.

Assange observa, "Moncef Marzouki, ativista pelos Direitos Humanos, deve agora liderar o Estado que o aprisionou. Poderá ele transformar o Estado? Ou as realidades do poder transformarão Marzouki?"

3 comentários: