A Internet dá autonomia a todos, pois qualquer pessoa pode falar, criar, aprender e compartilhar. Ela não é controlada por ninguém, nenhuma organização, indivíduo ou governo. Ela conecta o mundo. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas estão on-line, quase um terço do planeta.
Mas nem todos os governos apoiam a Internet livre e aberta.
Há uma repressão crescente da liberdade na Internet.
Quarenta e dois países filtram e censuram conteúdos. Apenas nos últimos dois anos, os governos aprovaram 19 novas leis que ameaçam a liberdade de expressão on-line.
Alguns desses governos tentarão usar uma reunião a portas fechadas em dezembro para regulamentar a Internet.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está reunindo reguladores de todo o mundo para renegociar um tratado de comunicações estabelecido há décadas.
As alterações propostas para o tratado podem instaurar a censura e ameaçar a inovação.
Algumas propostas podem permitir que os governos censurem o discurso legítimo ou até mesmo permitir que eles cortem o acesso à Internet.
Outras propostas exigem que serviços como YouTube, Facebook e Skype paguem novas taxas para que possam alcançar pessoas em outros países. Isso pode limitar o acesso à informação, em especial nos mercados emergentes.
A UIT é o local errado para tomar decisões sobre o futuro da Internet.
Apenas os governos têm voz na UIT. Isso inclui os governos que não apoiam uma Internet livre e aberta. Engenheiros, empresas e pessoas que constroem e usam a Web não têm voto.
A UIT também é sigilosa. A conferência sobre o tratado e as propostas são confidenciais.
A política relativa à Internet deve funcionar como a Internet: aberta e inclusiva.
Os governos por si sós não podem determinar o futuro da Internet.
Os bilhões de pessoas em todo o mundo que usam a Internet, bem como os especialistas que a desenvolvem e a mantêm, devem ser incluídos.
Por exemplo, no Fórum de Governança da Internet, qualquer pessoa pode participar e dar sua opinião, ou seja, um membro do governo tem a mesma influência que um indivíduo qualquer.
Pessoas de todo o mundo estão defendendo a liberdade.
Usuários, especialistas e organizações de todo o mundo expressaram sua oposição aos governos que regulamentam a Internet através da UIT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário